loading
  • 31 de julho de 2017

Como definir o tipo de fundação ideal para sua obra?

Se você acompanha as postagens do nosso blog, já deve ter reparado como é importante prezar pela qualidade e eficiência das estruturas na engenharia civil. Independentemente do porte de sua obra, todas as atividades e projetos devem respeitar as normas técnicas existentes, sempre atendendo às demandas do mercado consumidor.

Assim, na hora de definir a fundação ideal para uma construção, você precisa ter muita cautela e sabedoria para fazer uma escolha adequada às necessidades do sistema construtivo e da capacidade de carga do solo.

Para tirar todas as suas dúvidas, em nosso post de hoje mostraremos quais são os principais tipos de fundação utilizados atualmente, explicitando suas características e propósitos específicos. Fique atento também aos tipos de estacas para fundação que exemplificaremos.

Continue a leitura e aproveite!

Fundações rasas

Também chamadas de fundações diretas, as fundações rasas são formadas por elementos que transmitem as cargas para o terreno pelas pressões atribuídas por suas bases.

Nesses casos, a profundidade de escavação não pode superar três metros, o que prejudica a estabilidade do sistema. Ademais, as cargas aplicadas são leves, por isso são muito utilizadas em residências e edificações de pequeno porte.

Outro fator importante é a existência de um solo resistente e firme. Desse modo, nessas situações, fique atento com as camadas mais superficiais de seu terreno e realize sondagens para descobrir sua composição.

Assim como todas as outras técnicas construtivas, elas exigem bastante cuidado nas etapas de dimensionamento e projeto e em sua fase executiva.

Veja, abaixo, alguns de seus exemplos!

Sapata

Quando as cargas estruturais de uma obra são pequenas, e o solo é caracterizado como uma argila rija, a sapata é considerada uma solução simples e eficiente.

De modo geral, ela tem a sua base em planta quadrada, trapezoidal ou retangular. Seu dimensionamento é desenvolvido de uma forma em que a sua armadura resista às tensões de tração, e não o concreto.

Existem os seguintes tipos de sapatas:

  • sapata isolada: exemplo clássico de fundação rasa e dimensionada para suportar a carga de apenas um pilar. O centro de gravidade de ambos os elementos deve ser coincidente, a fim de facilitar o funcionamento da estrutura;
  • sapata corrida: utilizada para suportar cargas de elementos contínuos como muros e paredes.

Radier

O radier pode ser considerado como um alicerce raso, funcionando como uma laje que está em contato direto com o solo. Podendo ser de concreto armado simples ou protendido, ele não exige grandes escavações e é executado rapidamente.

É preciso ter cuidado em sua utilização, pois, quando a edificação é muito grande, o elevado consumo de concreto pode onerar o orçamento de seu empreendimento.

Fundações profundas

As fundações profundas são elementos estruturais mais complexos e que transmitem o carregamento por suas bases, superfícies laterais ou em uma combinação dessas duas situações.

Diferentemente dos exemplos anteriores, elas são empregadas em construções de grande porte ou em casos que o solo só tenha a resistência ideal em profundidades superiores a três metros.

Suas formas são variadas e determinadas de acordo com as condições ambientais e executivas de quem as projeta. Abaixo, mostramos dois modelos de fundações profundas.

Estaca Franki

Um dos tipos de estacas para fundações mais famosos, a estaca Franki é um elemento estrutural robusto e de grandes dimensões. Devido à sua grande capacidade de carga e rugosidade de seu fuste, ela apresenta várias vantagens para quem a utiliza.

Entretanto, por causa das excessivas vibrações em sua cravação, os vizinhos da obra podem ser afetados. Então, recomenda-se utilizá-la em canteiros isolados ou em casos em que as edificações em sua proximidade sejam resistentes.

Vale lembrar que esse tipo de estaca tem sido cada vez menos utilizada no mercado.

Estaca hélice contínua

Ao perfurar o terreno com um trado helicoidal e injetar concreto por meio de uma haste central, a estaca hélice contínua é utilizada em solos argilosos, arenosos e siltosos, independentemente da presença de lençol freático.

Como ela utiliza equipamentos de grande porte, é recomendável escolhê-la em situações em que o canteiro de obras seja amplo e permita a movimentação desse maquinário, preservando a segurança de seus operadores.

Microestacas

A engenharia civil, com o passar dos anos, superou vários obstáculos para promover o conforto e a segurança em nossa sociedade. A cada dia, novos projetos são criados, e os desafios a serem superados não param de surgir; e não poderia ser diferente para definir os tipos de estacas para fundação.

Assim, as microestacas vêm sendo utilizadas em situações de difícil acesso, manuseio de equipamentos e trânsito de funcionários.

Na maioria dos casos, elas possuem diâmetros menores do que 16mm e, por meio de camisas metálicas, elas são perfuradas no solo. Além disso, uma nata de cimento ou argamassa é injetada para consolidar a peça e aumentar a pressão e a sua resistência.

Por ter elevada capacidade de carga e um pequeno diâmetro, os custos financeiros são reduzidos. Em certas ocasiões, uma peça de 15 centímetros de diâmetro tem capacidade para uma carga de 35 toneladas-força.

Como os tubos cravados são refugos de outras empresas, ao utilizá-la, um engenheiro civil também promove a sustentabilidade em sua gestão.

Qual é o melhor tipo de fundação para sua obra

Após conhecer os principais tipos de fundação, você deve estar se perguntando qual é o mais adequado para sua obra, não é mesmo?

Entretanto, a resposta para essa pergunta não pode ser dada de qualquer maneira. Antes de tomar qualquer atitude, você precisa analisar todos os fatores existentes em seu canteiro de obras.

Portanto, faça uso dos seguintes critérios:

  • tipo de solo encontrado nas sondagens realizadas;
  • fornecedores de materiais em sua localidade;
  • facilidade de obtenção de colaboradores experientes e treinados para realizar sua fundação.

Lembre-se também de buscar ajuda especializada no mercado, para ter soluções modernas, sustentáveis e que prezem pela produtividade de sua gestão.

O dia a dia de trabalho de um engenheiro civil é composto por vários profissionais a serem coordenados e importantes decisões a serem tomadas. Como uma escolha equivocada pode colocar em risco a performance de sua gestão, ele precisa se preparar da melhor maneira possível.

A execução da fundação de sua obra é uma das primeiras atividades de seu planejamento; portanto, nesse momento, um ótimo desempenho facilita todas as etapas subsequentes e faz com que sua estrutura tenha estabilidade.

Conhecendo os tipos de estacas para fundação, você tem mais confiança para exercer suas funções e colocar seu empreendimento no caminho do sucesso.

Agora, compartilhe este post em suas redes sociais e possibilite que mais pessoas também aprendam sobre o assunto!

 

About the Author

LENNIE LAZENBY

Most people spend hours choosing the perfect sofa or the paint color for their living room, but they forget the importance of lighting. For a good living room lighting, it is important to use different kind of lights and at different levels that work together to create .

2 Comments

  • October 27, 2014 at 10:06 am

    LENNIE LAZENBY

    Good for you! Looks like you have been working really hard your entire life because such a big house must cost a fortune.

    REPLY
  • October 27, 2014 at 10:06 am

    LENNIE LAZENBY

    Good for you! Looks like you have been working really hard your entire life because such a big house must cost a fortune.

    REPLY

Leave a Comment

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit