A tarefa de economizar na construção civil é necessária para potencializar as operações nas construtoras e tornar as edificações mais atrativas. Otimizar os custos, entretanto, exige considerações extensas a respeito de todo o processo, a fim de que ele aconteça de modo a favorecer — e não prejudicar — o resultado final.
Assim, algumas ações são consideradas estratégicas na hora de buscar despesas menores, sem que sejam necessárias grandes transformações. Para saber como isso pode ser feito, acompanhe, a seguir, as orientações mais relevantes sobre o tema.
Monte um planejamento de obra
Quando a construção acontece de maneira estruturada, há um aproveitamento melhor dos recursos disponíveis. Com isso, os custos tendem a ser menores, contribuindo para a economia sem comprometer a qualidade.
De posse do projeto, o ideal é fazer um planejamento de obra que leve em consideração as suas principais necessidades. Considerando o prazo, por exemplo, deve-se estabelecer um cronograma, que indique quais etapas devem ser concluídas em cada momento da obra.
Deve-se estudar a fundo como será a obra e identificar quais serão os processos mais críticos ou complexos. A partir desse entendimento, é possível analisar quais serão aquelas execuções que poderão impactar negativamente os custos da empreitada.
Isso tudo evita que tarefas sejam realizadas na ordem incorreta — como aplicar parte do revestimento antes de finalizar instalações hidráulicas — e diminui o tempo de espera entre etapas.
Tenha um orçamento bem definido
Um desdobramento desse planejamento diz respeito à elaboração de orçamento. É graças a essa ferramenta que se determina quanto cada área vai receber para finalizar suas tarefas.
Ele deve ser elaborado de maneira estratégica, considerando as principais necessidades de cada etapa e distribuindo recursos de acordo com essa classificação. É de extrema importância a reserva de capital para imprevistos.
Aliado ao cronograma, ele pode ajudar a economizar. Caso a obra esteja 25% concluída, mas 50% do orçamento já esteja consumido, a gestão pode atuar em busca de gargalos e processos que devem ser modificados para gerar economia.
Negocie com fornecedores
Outra dica para conseguir economizar é realizar uma negociação robusta com fornecedores. Em geral, é recomendado focar os esforços em quem já tem um relacionamento com a empresa, pois as condições de preço e flexibilidade tendem a ser mais adequadas.
Se não for o caso, é possível fazer a cotação de preços entre diversas empresas. Faça uma solicitação de propostas e, após recolher as ofertas, compare os fornecedores que atendem às especificações.
A partir da seleção dos mais indicados, faça negociações, utilizando as cotações, para obter preços mais em conta.
Além disso, também é viável negociar condições mais precisas de logística. Deve-se ficar atento às entregas de matérias-prima, de modo a acomodar e sistematizar os estoques, economizando ao máximo tempo e dinheiro. Trata-se de um fator organizacional imprescindível a ser considerado.
Evite os desperdícios
Um dos maiores vilões para os custos na construção civil é o desperdício. Além de não ser sustentável, desperdiçar recursos faz com que a obra exija ainda mais recursos para ser concluída.
A melhor forma de evitar esse tipo de questão é monitorando o canteiro de obras de perto, além de instituir boas práticas referentes ao uso de material. Todos devem estar cientes de que o ideal é utilizar o mínimo necessário para obter o melhor resultado dentro das especificações.
Além dos elementos construtivos, o tempo também é um recurso caro, e não deve ser desperdiçado. A falta de produtividade não apenas compromete o atendimento ao prazo, mas exige maior pagamento à mão de obra e custos com aluguel de equipamentos, se for o caso.
Com isso, o ideal é garantir que tudo seja feito no menor tempo possível, mas de maneira correta. Ao evitar retrabalhos, previne-se a perda desse recurso e, também, o novo gasto de materiais para refazer o que já deveria estar pronto.
Cuide da segurança do trabalho
Entre tantas condições inseguras, o risco de acidentes na construção civil é bastante elevado. Dependendo do caso, ele pode levar à necessidade de substituir temporariamente um empregado, ou mesmo de paralisar a obra.
Acidentes fatais, em um exemplo extremo, exigem perícia e podem fazer com que a conclusão seja atrasada. Além disso, qualquer situação do tipo, se for de responsabilidade do empregador, exige o pagamento de indenizações e cuidados diversos.
Já que o objetivo é otimizar e diminuir as despesas, a segurança do trabalho deve ser uma preocupação. Atente-se para questões como treinamento de colaboradores, uso de EPIs, aplicação de sinalização e boas práticas previstas em normas técnicas.
Além de tudo, esse cuidado contribui para a motivação e engajamento dos colaboradores, de modo a aumentar a produtividade.
Escolha mão de obra qualificada
Por falar na equipe responsável, é totalmente necessário contar com uma mão de obra realmente qualificada. Ainda que, a princípio, a contratação seja um pouco mais cara, a economia é consistente durante toda a realização da obra.
Ao escolher profissionais capacitados, a necessidade de treinamento é menor, o que também aumenta a segurança e reduz os custos. O início no canteiro de obras tende a acontecer de maneira breve, acelerando o cumprimento do prazo.
Além disso, pessoas capacitadas cometem menos erros e o número de retrabalhos é menor. Sabendo o que fazem, os trabalhadores empregam melhor os recursos, diminuindo retrabalhos e desperdícios — fatores que aumentam o orçamento.
Tenha cuidado com o preço
Ao mesmo tempo em que economizar na construção civil é importante, os preços precisam ser avaliados com cuidado. Embora pareça uma boa prática optar pelo mais barato, nem sempre esse é o melhor caminho.
Levando em conta apenas o preço, a qualidade e, principalmente, a segurança são sacrificadas. O desempenho da obra fica prejudicado e é possível, inclusive, que muitos dos testes obrigatórios não sejam bem-sucedidos.
Isso levará à necessidade de refazer várias partes da obra ou, no mínimo, vai comprometer a satisfação do cliente. Dependendo do caso, a empresa pode ter que pagar multas ou perder reputação, devido ao uso de materiais de baixa qualidade.
Por isso, o recomendado é buscar o melhor custo-benefício e focar esforços em diminuir custos operacionais.
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