- 25 de outubro de 2018
- arcos
A infraestrutura da economia que mais cresce do mundo: A Índia
Um novo olhar para uma das civilizações mais antigas do mundo, a maior democracia da terra, um país repleto de riquezas e contrastes.
Nos dias atuais vivemos conturbados momentos políticos e sociais. O julgamento e a crítica vem aumentando a distância entre as pessoas e nos afastando das informações que podem sanar todas as divergências. Infelizmente vivemos nos tempos de fake news,e constantemente repassamos notícias que não deveriam ser divulgadas. Nós somos a geração da manchete. Se é impactante, não importa se é ou não verdade. Mas precisamos combater isso estudando, nos informando e verificando. Só assim teremos uma sociedade que prospera com relações mais saudáveis e fortes.
É preciso primeiro compreender para depois se fazer compreendido. E como diria Peter Drucker “ A coisa mais importante na comunicação é ouvir o que não é dito” . Por isso temos que ter um olhar mais amplo sobre tudo a nossa volta e também sobre economia, política e a sociedade. Importante enxergar mais longe e entender que nesse mundo tão grandioso, existem muitas nações surpreendentes, que julgamos sem muitas informações.
É o caso da Índia!
Hoje a Índia é a economia que mais cresce no mundo, já ultrapassou inclusive a China, crescendo 6,7% no ano entre 2017 e 2018. A expectativa entre 2018 e 2019 é que chegue a um crescimento econômico de 7,3%. Nesse artigo vamos mostrar a Índia onde a economia, a tecnologia e a infraestrutura apresenta um significativo e admirável crescimento.
Não deixe de ler!
O ínicio da infraestrutura
Após a colonização inglesa iniciou-se a construção de uma melhor infraestrutura para Índia. Com a introdução da língua inglesa (existem quase 20 línguas oficiais, daí a importância de uma língua falada por todos), do sistema de trens, que cobriu todo o imenso país e da modernização das comunicações, vários benefícios para o sétimo país em área geográfica. Obviamente, as entranhas de toda a colonização tem abusos, exploração e muitas confusões mas também trouxe a prosperidade.
Em 1947 aconteceu a esperada independência da Índia. A libertação dos ingleses não seria possível sem a contribuição de Mahatma Gandhi, ele pregava a resistência à dominação e a luta contra os colonizadores por meio da não-violência e da desobediência civil. Este líder pacifista incentivava o não pagamento de impostos e o boicote aos produtos ingleses, mas sempre exaltava o pensamento da não violência, o único caminho para a conquista da igualdade.
Taj Mahal
A construção do amor, esse foi o propósito da construção do Taj Mahal, eleito umas das sete maravilhas do mundo.
Muitos não sabem, mas essa famosa construção na verdade é um túmulo, erguido para a amada falecida no parto do rei Shah Jahan. Como forma de amor, no leito de morte, sua esposa Mumtaz Mahal pediu que fosse construído um monumento que representasse o seu amor. Eis que foi idealizado o famoso Taj Mahal.
Foram mais de 20 anos e 20 mil homens envolvidos nessa construção classificada pela UNESCO como Património da Humanidade. Mármores nobres e muitas pedras preciosas e fios de ouro compõem a maior prova de amor do mundo.
Poço Chand Baori
3.500 degraus e 1.000 anos de história.
Essa é mais uma estupenda construção da Índia. Erguido no vilarejo indiano de Abnaheri, o famoso poço é intrigante. A construção aconteceu entre os séculos 8º e 9º e existe tanta perfeição e alinhamento distribuídos nas escadas que parece que foi criado por um programa de computador.
Construído pelo rei da dinastia de Nikumbha, esse marco arquitetônico também serve hoje como cenário para filmes indianos e, já abrigou filmagens do último episódio da trilogia de Batman – The Dark Knight Rises. Além dessas duas preciosidades, a Índia conta com inúmeras construções milenares maravilhosas e que merecem atenção do mundo. Como por exemplo, Jaipur, a cidade rosa, por causa das suas construções e prédios coloridos, local onde a antiga família real ainda reside.
A economia e a infraestrutura indiana
A Índia é considerada uma dos grandes potências das próximas décadas.
Com a economia crescendo vertiginosamente puxada pelos investimentos em infraestrutura, a Índia vem se firmando como a quinta maior economia global. E por isso, o país está testemunhando um interesse significativo de investidores internacionais no espaço de infraestrutura. O governo da Índia deve investir muito no setor, principalmente na construção de rodovias, energia renovável e transporte urbano.
Além de toda essa transformação a Índia está construindo 100 smart cities, com tudo que existe de mais moderno, tecnológico e sustentável. São mais de 30 bilhões de dólares destinado a esse ambicioso projeto. A Índia apresenta um forte destaque nas exportações de produtos manufaturados. A indústria de tecnologia também tem apresentado forte crescimento nos últimos anos. Muitas empresas de tecnologia têm instalado filiais na Índia, em busca, principalmente, de mão de obra barata e especializada. Na área de serviços podemos destacar a forte expansão da produção de softwares.
Fazendo um paralelo, o Brasil gasta atualmente apenas 2% do PIB por ano em infraestrutura, menos da metade da Índia, que investe 5%, e um quarto dos recursos destinados pela China, que aporta 8% do PIB.
Economia crescendo gerando mais empregos e melhoria na qualidade de vida de 1,3 bilhões de pessoas coloridas, espiritualizadas, mas com grande diversidade social, vinculado muito pelo sistema de castas. As castas são também responsáveis pela desigual divisão da renda no país. Apesar de ser uma prática proibida por lei, a Índia é tradicionalmente uma sociedade pautada em castas e no caso da indiana é formada por conceitos diferentes dos ocidentais quanto à individualidade e coletividade.
Engenharia e oportunidades
Com a melhoria na infraestrutura a engenharia na Índia está bombando e gerando oportunidades para todo mundo. Inclusive para o Brasil!
Hoje existe uma forte relação entre os países, que são fortes potências econômicas, apesar de emergentes. Juntas compõe o BRICS, junto a Rússia, China e África do Sul, sendo um dos principais objetivos dessa união, o fortalecimento das economias e cooperação em diversas áreas, tais como científica, cultural, técnica e acadêmica.
O setor de infraestrutura/construção é um fator-chave para a economia indiana. O setor é altamente responsável por impulsionar o desenvolvimento geral da Índia e desfruta de intenso foco do governo para iniciar políticas que assegurem a criação de infraestrutura de classe mundial no tempo. São inúmeros projetos acontecendo, desde de captação de energia, pontes, barragens, estradas e desenvolvimento de infraestrutura urbana. Em 2016, a Índia saltou 19 posições no Índice de Desempenho Logístico (LPI) 2016 do Banco Mundial, ficando em 35º lugar entre 160 países.
A Arcos Engenharia, empresa mineira, inclusive está levando sua tecnologia de teste de carga para os indianos e contribuindo para todas essas construções. No mês de Outubro foi executada com sucesso a primeira obra na cidade de Visakhapatnam. O Ensaio Bidirecional desenvolvido pelo engenheiro Pedro Elísio da Silva ultrapassando fronteiras e fincando bandeira na Índia.
Quer saber mais sobre as tecnologias da Arcos? Entre em contato!
2 Comments
LENNIE LAZENBY
Good for you! Looks like you have been working really hard your entire life because such a big house must cost a fortune.
REPLYLENNIE LAZENBY
Good for you! Looks like you have been working really hard your entire life because such a big house must cost a fortune.
REPLY