loading
  • 21 de julho de 2017

Segurança para a concepção de um projeto

A engenharia civil sempre foi essencial para o desenvolvimento de nossa sociedade. Graças a ela, hoje em dia, temos conforto, segurança e comodidade em nosso dia a dia.

Seja para construir hospitais, aeroportos, escola ou moradias, um engenheiro civil precisa utilizar técnicas e ferramentas avançadas, sempre levando em consideração as necessidades do mercado e de sua gestão.

Em meio a esse cenário, a segurança de suas construções é um parâmetro imprescindível para o desenvolvimento e a execução de suas atividades. Assim, a prova de carga estática em estaca pode ser um diferencial em sua prestação de serviço.

Mas você, nosso leitor, sabe o que é ou qual a importância desse procedimento?

No nosso post de hoje, tiramos todas as suas dúvidas sobre a prova de carga estática em estacas. Continue sua leitura e aproveite.

Tipos de prova de carga estática em estacas

A norma NBR 12131:2006 define a prova de carga como um procedimento que aplica esforços estáticos crescentes a uma estaca, registrando seus deslocamentos. Esses esforços podem ser axiais, de compressão, tração ou até mesmo transversais.

A prova de carga estática em estacas pode ser dividida em dois tipos. Confira-os abaixo:

Ensaio convencional

No ensaio convencional, um macaco hidráulico é posicionado no topo de uma estaca já executada.

Devido à sua aplicação de esforços, um sistema de reação de apoio deve ser executado, levando em consideração a direção, o sentido e o módulo das cargas envolvidas no processo.

Esse sistema, na maioria dos casos, é composto por uma viga metálica que seja capaz de resistir a essas solicitações. Nessas horas, é preciso ter muito cuidado e atenção para manusear seus equipamentos e ferramentas, já que há um alto índice de acidentes e algumas estruturas são complexas.

Ensaio bidirecional

Também chamado de prova de carga com célula expansiva, o ensaio bidirecional é a outra forma de executar uma prova de carga estática.

Tal método está no mercado desde a década de 80, porém, desde a revisão da norma NBR 6122 em 2010 — Projeto e Execução de Fundações —, que determina a obrigatoriedade da realização de uma prova de carga, o ensaio bidirecional se tornou cada vez mais conhecido entre as principais construtoras do país por ser mais rápido, mais seguro e, muitas vezes, mais econômico.

Utilizando uma metodologia simples e de fácil preparação, uma célula expansiva é posicionada ao longo do fuste no momento da execução da estaca, considerando o equilíbrio entre os esforços do atrito lateral dos trechos acima e abaixo de sua posição e a resistência da ponta da estaca.

Após o set-up do solo e 70% da cura do concreto — algo em torno de 14 dias após a instalação da célula expansiva — é realizada a leitura do ensaio no qual obtemos as curvas cargas x deslocamento.

Importância para o processo de construção

Após o término  dos ensaios, um engenheiro civil possui as informações necessárias para avaliar sua fundação. Ademais, ele pode tirar suas conclusões, avaliando os seguintes dados:

  • capacidade de carga da estaca;
  • recalque de fundação relacionado à carga aplicada (apenas no ensaio bidirecional);
  • coeficiente de segurança do estaqueamento.

Benefícios de sua utilização

Como você entendeu o que é esse conceito, quais são seus tipos de testes e a sua importância, veja, abaixo, algumas de suas vantagens.

Segurança do trabalho

A segurança é algo que um engenheiro civil nunca pode deixar de lado em sua rotina de trabalho. Em todas as atividades de um canteiro de obras, todas as medidas possíveis devem ser tomadas para garantir e preservar a saúde e a qualidade de vida de seus colaboradores e dos futuros usuários da obra em questão.

Assim, como dito anteriormente, as normas técnicas estipulam os parâmetros e os critérios limites para a resistência dos elementos de uma estrutura.

Quando se trata da capacidade de carga das fundações de uma edificação, a NBR 12131:2006 deve ser utilizada para provas de cargas estáticas. Já para situações em que cargas dinâmicas são aplicadas, a NBR 13028:2007 deve guiar o trabalho de um engenheiro civil.

Independentemente do caso de sua obra, todos os procedimentos devem ser respeitados. Com isso, caso algo de errado aconteça, você está assegurado e pode defender a integridade de sua empresa conforme as determinações dessas normas.

Outro benefício é a possibilidade de utilizar métodos testados e aprovados por especialistas sobre esse assunto em nosso país, analisando o comportamento do deslocamento para cada carga aplicada em sua estrutura.

Com esses dados em mãos, você pode propor soluções mais eficientes e adequadas às demandas de suas obras, evitando problemas e imprevistos.

Qualidade do serviço prestado

Em uma situação de crise, muitos clientes optam por “economizar” na obra não realizando provas de carga em seu empreendimento.

Por mais que essa atividade onere um pouco o orçamento de seu empreendimento, mostre aos seus clientes a importância de sua realização e deixe bem claro quais são seus benefícios.

Lembre-se que uma fundação mal dimensionada e executada, após concluída, exige grandes quantias financeiras para sua recuperação, fazendo com que o planejamento de uma obra não seja respeitado e aumentando suas despesas.

Usabilidade e aplicações

O teste convencional não pode ser utilizado abaixo da cota de terrapleno, porém, o ensaio bidirecional atende nessa situação. Entretanto, estacas metálicas e pré-moldadas de seção cheia apresentam limitações para o ensaio bidirecional.

Ainda, projetos que exigem cargas menores do que 300 toneladas e que a cota de arrasamento seja idêntica à do terreno, as células expansivas podem onerar o orçamento de uma obra.

Por isso, antes de tomar qualquer atitude, analise todos os fatores de seus projetos e faça uma escolha eficiente.

Para entregar suas obras nos prazos estipulados, atrair cada vez mais novos clientes e ganhar indicações, um engenheiro civil precisa atuar conforme as normas regulamentadoras e as necessidades de seus clientes.

Com a prova de carga estática em estacas, esse profissional garante que o que foi executado em seu canteiro de obras está de acordo com aquilo que foi projetado, já que a fundação de uma construção é um importante elemento estrutural.

Além disso, sua segurança e estabilidade são asseguradas e seus usuários podem usufruir de todas suas facilidades.

Agora, assine a nossa newsletter e fique por dentro dos melhores artigos sobre a engenharia civil e a geotecnia!

 

About the Author

LENNIE LAZENBY

Most people spend hours choosing the perfect sofa or the paint color for their living room, but they forget the importance of lighting. For a good living room lighting, it is important to use different kind of lights and at different levels that work together to create .

2 Comments

  • October 27, 2014 at 10:06 am

    LENNIE LAZENBY

    Good for you! Looks like you have been working really hard your entire life because such a big house must cost a fortune.

    REPLY
  • October 27, 2014 at 10:06 am

    LENNIE LAZENBY

    Good for you! Looks like you have been working really hard your entire life because such a big house must cost a fortune.

    REPLY

Leave a Comment

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit