- 14 de dezembro de 2017
- arcos
Economia e segurança em obras: a tecnologia é realmente um aliado?
Já não há dúvidas de que a tecnologia se tornou um aliado fundamental para a indústria da construção civil. Além de equipamentos mais seguros e modernos, gestores e engenheiros têm investido cada vez mais em softwares e aplicativos capazes de otimizar o trabalho no canteiro de obras.
O objetivo é gastar cada vez menos tempo de trabalho de um engenheiro em uma atividade que pode ser monitorada e automatizada por um computador ou smartphone. A principal vantagem desse processo é que, assim, o profissional vai ter mais tempo para analisar as informações e tomar as decisões que julgar mais corretas.
Ao longo deste post, vamos contar como é que a tecnologia auxilia na economia e na segurança em obras por todo o país. Confira agora mesmo!
Como a tecnologia ajuda a economizar em uma obra?
Calculadora na mão. A economia de recursos é uma das principais funções de um gestor de obras. É ele quem:
- controla o fluxo de entrada e saída de materiais;
- calcula a taxa de desperdício;
- comanda o horário de trabalho de seus funcionários;
- avalia se há perda de recursos em excesso e se a obra está evoluindo conforme o programado no cronograma de trabalho.
E como a tecnologia pode ajudar o gestor nesse processo? De diversas formas.
Um ponto positivo é que uso da tecnologia adequada para o seu trabalho pode resultar em aumento da produtividade. Imagine 2 situações: a 1ª é levantar os dados, botar tudo em uma planilha, calcular, analisar os resultados de cada um dos itens descritos no início deste tópico.
Não é exagero dizer que, com papel e lápis na mão, o gestor de obras só conseguiria fazer isso durante sua jornada de trabalho. E se essas informações fossem automatizadas e trabalhadas por um software que apresentaria os resultados do que ocorre no canteiro de obras praticamente em tempo real?
Nesse caso, o gestor teria mais tempo livre para fazer o que realmente importa: tomar decisões. Além do aumento da produtividade daquele engenheiro e de sua equipe, essa ação também pode resultar na economia de recursos.
Redução do desperdício de materiais
Além dos danos ao meio ambiente, o desperdício de materiais também causa problemas no orçamento de uma obra. Sem um controle eficaz do que se gasta de material em cada uma das etapas, certamente você estará jogando dinheiro fora.
Nesse aspecto, a tecnologia também pode ajudar, tanto no controle da entrada de materiais quanto da sua aplicação no dia a dia. Ela otimiza o uso desses recursos ao longo da construção e garante que haverá sobra desses materiais ou que a todo o momento será preciso fazer a compra de uma remessa, o que dificulta a obtenção de preços mais razoáveis.
Como a tecnologia pode aumentar a segurança em obras?
A segurança na construção civil ainda é um tema bastante sensível. Afinal, o setor é o 2º em número de mortes de trabalhadores no país. Além da obrigatoriedade do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), é cada vez mais comum o uso da tecnologia para garantir maior segurança em obras.
Além de monitorar aspectos práticos que podem resultar na economia de recursos (como vimos acima), o controle informatizado de relatórios das máquinas e do próprio andamento da obra pode ajudar a garantir um ambiente mais seguro.
O maquinário, por exemplo, precisa de manutenção periódica e, se isso não for feito com cuidado, é possível que um erro se torne fatal. Hoje em dia, a tecnologia ajuda a monitorar o rendimento e a situação de cada máquina, antecipando a necessidade de uma manutenção preventiva, por exemplo.
Além disso, os softwares de gestão de obra ajudam o gestor a identificar algum tipo de sinal que possa significar um problema futuro com relação à segurança do canteiro de obras, como controle da jornada de trabalho, quantidade de maquinário utilizada ao mesmo tempo e situação de cada uma das máquinas.
3 vantagens do uso da tecnologia na gestão de obras
O uso da tecnologia na construção civil tem diversas implicações que acabaram mudando o cenário dos canteiros de obras. Análises técnicas bem embasadas em dados e com menos subjetividade acabam gerando empreendimentos mais sustentáveis e seguros.
Selecionamos outras 3 vantagens do uso de ferramentas tecnológicas no setor:
1. Planejamento de obras profissional
Antes de sair por aí fazendo fundação e estruturando um prédio, o engenheiro precisa de planejamento. Analisar cada etapa de uma obra, montar um cronograma e adequar o orçamento são tarefas fundamentais para que tudo saia como o esperado, tanto pela construtora, como pelo cliente.
O uso de softwares de gestão de obra ajuda a manter esse planejamento constantemente atualizado (inclusive com o andamento diário das atividades). Com isso, fica mais fácil fazer uma “correção de rota” se os indicadores apontarem algum problema.
2. Diminuição do índice de erros
Os processos automatizados de análises de planilhas e leitura de informações geradas pelos softwares de gestão de obra minimizam os erros de cálculo.
Além da economia de tempo, com os números corretos, também é maior a certeza dos indicadores demonstrados.
3. Soluções integradas
O que acontece se o escritório da construtora não conversa com o gestor responsável pelo canteiro de obras que, por sua vez, não se comunica com o fornecedor de materiais? Provavelmente, teremos uma confusão grande que vai impactar diretamente na qualidade do empreendimento que está sendo construído.
Softwares e aplicativos de gestão de obra têm a funcionalidade de integrar esses setores e otimizar o processo de análise das informações geradas por cada departamento. Essa tecnologia facilita a compreensão do que está acontecendo em cada um dos setores ligados à obra.
O resultado, portanto, é que o gestor tem uma visão macro do que acontece no canteiro de obras e, assim, pode tomar decisões para otimizar o trabalho no local.
Agora que você já sabe que é possível economizar e garantir maior segurança adotando soluções tecnológicas dentro da sua obra, aprenda também de que maneira é possível gastar menos e otimizar os custos do seu empreendimento.
2 Comments
LENNIE LAZENBY
Good for you! Looks like you have been working really hard your entire life because such a big house must cost a fortune.
REPLYLENNIE LAZENBY
Good for you! Looks like you have been working really hard your entire life because such a big house must cost a fortune.
REPLY