loading
  • 31 de janeiro de 2018

Inovação na engenharia civil: quais são as novas tecnologias e processos do setor?

A tecnologia é essencial para qualquer setor do mercado, afinal é com ela que podemos otimizar processos, organizar informações e agilizar serviços. Dessa forma, é importante que as empresas estejam sempre por dentro do que há de mais novo para que possam garantir todos os benefícios que a inovação tecnológica pode gerar.

No universo da construção civil, você já deve ter escutado a frase: tempo é dinheiro. Isso realmente define muito bem o setor. Portanto, a inovação na engenharia civil se faz extremamente importante.

Para conhecer as novas tecnologias e processos na engenharia civil, convidamos você a continuar a leitura e aproveitar o nosso conteúdo.

BIM

O Building Information Modeling — que em português significa Modelagem da Informação da Construção — é uma plataforma que trabalha com modelagens em 3D. Por essa razão, é mais fácil assimilar os elementos que possuem no projeto e aproximar da realidade. Mas não é só isso!

Esse método permite que várias pessoas trabalhem no mesmo projeto simultaneamente. Isso porque além da modelagem tridimensional que o programa proporciona, também é possível armazenar outras informações, como a quantidade de materiais, custos e mão de obra que serão necessários.

Dessa forma, utilizar softwares que disponibilizam do método BIM são perfeitos para agilizar os trabalhos, bem como organizar as informações, facilitando o acesso dos dados e permitindo que sejam feitas previsões de possíveis problemas que possam ocorrer.

Drone

Famoso por possibilitar a captura de imagens aéreas incríveis, o drone pode ser um ótimo aliado para a inovação na engenharia civil. Embora o seu custo inicial seja um pouco elevado, a longo prazo o seu uso pode fazer uma enorme diferença no valor final do seu projeto.

Isso porque com o drone você economiza tempo e mão de obra, fazendo tarefas que normalmente demoram dias em apenas algumas horas, como levantamento topográfico, inspeções e acompanhamentos de obras.

Além de tudo isso, ele pode ser um ótimo aliado para executar tarefas que possam gerar algum tipo de risco, como alcançar alturas. Com o drone, você pode fazer isso sem correr nenhum perigo e ainda economizar com o aluguel de andaimes.

Escaneamento a laser

O escaneamento a laser tem sido uma das maiores inovações na engenharia civil, isso porque ele permite que seja conferido se a execução de uma obra realmente seguiu as especificações do projeto ou auxiliar na hora de fazer um levantamento topográfico.

Para isso, coloca-se a laser scanner em pontos estratégicos do ambiente a ser registrado. O equipamento, realizará a varredura do ambiente, criando inúmeros pontinhos que, quando agrupados utilizando um software específico da marca do seu equipamento, formam a chamada nuvem de pontos.

Depois de montar a sua nuvem, você pode abri-la em um software de modelagem e desenhar a estrutura para fazer as alterações necessárias, como projetar uma reforma, por exemplo.

Estruturas mistas

A construção perfeita é aquela que custa o mínimo possível e que é executada no menor tempo e melhor qualidade possível. Infelizmente, atingir esse nível é algo muito difícil na construção civil, dados aos inúmeros imprevistos que costumam ocorrer no andamento da obra.

No entanto, existem técnicas que foram criadas para que fosse possível alcançar essa perfeição ao máximo, e uma delas é o uso de estruturas mistas — ou steel frame. Isso consiste, resumidamente, no uso de perfis metálicos junto com placas de gesso ou cimento.

Embora esse tipo de construção apresente algumas limitações de pavimentos, limite de carga dependendo do material usado nas alvenarias e mão de obra especializada, ele integra o sistema CES — Construção Energitérmica Sustentável.

Isso quer dizer que ele apresenta diversas vantagens, como o estímulo da variedade de serviços, redução de custo global da obra, prazos e acidentes de trabalho. Além disso, também garante melhor isolamento térmico e acústico.

Impressora 3D

Uma das maiores inovações da atualidade, a impressora 3D é uma tecnologia que pode garantir a redução do desperdício de materiais nos canteiros de obra. Além disso, ela também é capaz de aumentar a segurança do colaborador e diminuir o tempo de execução de algumas etapas.

Assim como toda nova tecnologia, seu alto custo pode mascarar a verdadeira vantagem que ela pode proporcionar a longo prazo, fazendo com que o custo diminua em até dez vezes. Prova disso é que uma empresa chinesa garante que é possível construir, em apenas 24 horas, cerca de dez casas utilizando essa tecnologia. Incrível, não é mesmo?

Ainda que seja uma tecnologia relativamente nova — dado que sua criação completou 30 anos em 2014 —, muitas empresas já notaram o grande potencial da impressora 3D e estão buscando novos investimentos para conseguir melhorá-la ainda mais, tornando-a viável para todo o tipo de empreendimento.

Uma nota importante é que ela não precisa ser usada apenas para construir estruturas. Um engenheiro mecânico formado em Harvard, Robert Flitsch, criou um robô que utiliza dessa tecnologia para consertar fissuras em estradas, preenchendo-as e restaurando-as. Realmente é uma inovação e tanto!

Contrapiso autonivelante

Imagine um contrapiso que se autonivela? Pois ele existe! O material utilizado para executar esse tipo de contrapiso, possui grande fluidez quando comparado às argamassas comuns. Garantindo a aceleração da execução do piso em cerca de 50% e diminuindo o estoque de agregados no canteiro.

Embora no processo pré-aplicação seja necessário alguns cuidados, como uma boa limpeza, além de autonivelante, o material é autoadensável de fácil aplicação, minimizando os esforços na mão de obra e dispensando alguns equipamentos que são utilizados para os contrapisos feitos do modo convencional.

Essa tecnologia é utilizada para reabilitar, nivelar e regularizar contrapisos, apresentando resultados satisfatórios quando aplicado. É bastante utilizado em locais que exigem planimetria, como estacionamentos e pátios, portanto, não é indicado para áreas que necessitam de certa declividade, como no interior do box de banheiros.

Podemos ver, neste texto, que agilidade na execução do projeto e diminuição dos custos são os principais focos quando o assunto é inovação na engenharia civil. Para continuar por dentro de tudo o que acontece nesse segmento, assine a nossa newsletter. Assim, você receberá em primeira mão todos os nossos conteúdos em seu e-mail.

 

About the Author

LENNIE LAZENBY

Most people spend hours choosing the perfect sofa or the paint color for their living room, but they forget the importance of lighting. For a good living room lighting, it is important to use different kind of lights and at different levels that work together to create .

2 Comments

  • October 27, 2014 at 10:06 am

    LENNIE LAZENBY

    Good for you! Looks like you have been working really hard your entire life because such a big house must cost a fortune.

    REPLY
  • October 27, 2014 at 10:06 am

    LENNIE LAZENBY

    Good for you! Looks like you have been working really hard your entire life because such a big house must cost a fortune.

    REPLY

Leave a Comment

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit