loading
  • 23 de abril de 2018

4 lições de planejamento de obras que aprendemos dos estádios da Rússia

O planejamento é uma etapa essencial em qualquer atividade ou projeto que realizamos, independente da área de atuação. Mas é na construção civil que cada fase do planejamento de obras pode ser facilmente identificada.

É por meio dele que é possível que o projeto inicial cumpra com todas as especificações contratuais dentro do prazo e custo estipulado. Além de se adequar à legislação vigente e reduzir as ameaças envolvidas nessa atividade.

Mas encontrar obras que conseguiram cumprir o cronograma à risca e sem grandes problemas é uma raridade. Casos como o dos estádios da Copa da Rússia em 2018 servem como exemplo da importância do planejamento. Por isso, separamos 4 lições que podemos aprender com esse país.

1. Houve um cronograma de obras?

Sediar uma Copa do Mundo é  aceitar o desafio de cumprir os prazos e exigências da Fifa. A Copa de 2014 foi uma experiência interessantíssima para nós brasileiros, principalmente em relação ao tempo de obra.

A Rússia vem enfrentando alguns sérios problemas. O coordenador do comitê organizador local da Copa do Mundo prometeu que o país entregaria todos os estádios até dezembro de 2017. No entanto, a seis meses do início dos jogos haviam 6, dos 12 estádios, atrasados. A maioria sem data marcada para a inauguração.

É certo dizer que o planejamento de obras foi extremamente falho, uma vez que a Rússia foi eleita sede do mundial em dezembro de 2010. Ou seja, houve tempo para a construção dos estádios.

2. O planejamento financeiro foi cumprido?

Você sabia que a Copa do Mundo da Rússia será a mais cara da história? Os gastos serão próximos de U$ 13 bilhões (R$ 42,6 bilhões). O custo previsto pelo presidente Vladmir Putin foi de U$ 10 bilhões.

Uma diferença de 30% é inaceitável por uma boa gestão de projetos, principalmente pelo fato dos valores serem exorbitantes. Lamentavelmente a imprensa e os ativistas do país não encontraram espaço para investigar o motivo desses gastos exagerados.

3. Como fazer a gestão de pessoas?

Outra situação que pode servir como uma lição de planejamento de obras é a gestão de pessoas nos estádios da Rússia. Em 2017 houve denúncias, por meio de ONGs, sobre as condições de trabalho impostas aos funcionários envolvidos na construção dos estádios.

Trabalhadores foram abusados e explorados, ficando meses sem receber e, em alguns casos, sendo obrigados a trabalhar em temperaturas inferiores a 25º C negativos, sem a devida proteção. Além disso, muitos operários trabalharam sem contratos legais.

Dezessete trabalhadores morreram e um grande número de denúncias foram realizadas, mas a entidade máxima do Futebol não fez nada. A Fifa apenas emitiu um comunicado dizendo que “compartilha o objetivo da HRW (ONG) de garantir condições de trabalho decentes nos locais de construção dos estádios.”

As obras para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar, já se iniciaram, assim como as denúncias sobre as condições de trabalho. Estranho, não?

4. Alguém se lembrou dos stakeholders?

A gestão dos stakeholders também pode ser vista como uma lição de planejamento de obras. O governo Russo se recusa a fornecer informações e a falta de transparência é vista como uma situação normal pelos organizadores do evento.

É válido ressaltar que uma gestão de projetos eficiente deve envolver todos os principais stakeholders do negócio, inclusive os usuários e as pessoas impactadas. Ao não fornecer informações o Governo Russo está ignorando a população e os turistas que visitarão o país durante os jogos.

Há um agravante nisso, o diretor de competições, Colin Smith, disse para os repórteres que “no geral o estado de preparação é bom, o planejamento está bom e em andamento.”

Certamente, essa declaração é preocupante. Sabe-se que a Fifa é uma entidade que visa fins lucrativos, mas que não possui tanta expertise em construção civil. O melhor a fazer seria contratar especialistas no assunto e colher os benefícios. Não é mesmo?

E aí, o que você achou das lições de planejamento de obras que aprendemos dos estádios da Rússia? Dá para aprender exatamente o que não fazer e, principalmente, a não ignorar a etapa de planejamento, não é mesmo? Então, se você gostou do nosso texto, compartilhe nas suas redes sociais.

 

About the Author

LENNIE LAZENBY

Most people spend hours choosing the perfect sofa or the paint color for their living room, but they forget the importance of lighting. For a good living room lighting, it is important to use different kind of lights and at different levels that work together to create .

2 Comments

  • October 27, 2014 at 10:06 am

    LENNIE LAZENBY

    Good for you! Looks like you have been working really hard your entire life because such a big house must cost a fortune.

    REPLY
  • October 27, 2014 at 10:06 am

    LENNIE LAZENBY

    Good for you! Looks like you have been working really hard your entire life because such a big house must cost a fortune.

    REPLY

Leave a Comment

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit