loading
  • 28 de fevereiro de 2018

Como transformar a prova de carga em item cultural nas obras da engenharia

Sem dúvida, um dos elementos principais na construção civil é a fundação. É ela a responsável pela sustentação de toda a edificação, suportando cargas de modo a evitar possíveis recalques. Para isso, no entanto, as estacas da fundação devem seguir as especificações do projeto, que são aferidas por meio da prova de carga.

Tal prova é fundamental para avaliar se a fundação executada está de acordo com o especificado em projeto. Graças a ela, caso os valores encontrados no resultado do teste estejam fora do esperado, é possível se antecipar, tanto para realizar reforço de fundação quanto para reduzir profundidades de estacas, reduzindo assim custos e minimizando problemas.

Diante disso, para entender melhor a importância da prova de carga como um todo, não deixe de conferir este artigo até o fim! Apresentaremos aqui algumas dicas para você transformar essa atividade em um item cultural na hora da execução da sua construção. Confira:

O que é a prova de carga?

Como dissemos, a atividade consiste em verificar se um elemento de fundação pode, realmente, suportar os esforços solicitantes após a conclusão da obra. Existem diversas formas de garantir essa confirmação, como a prova de carga estática (convencional e bidirecional) e dinâmica.

A seguir, vejamos um pouco mais sobre cada um delas:

Prova de carga convencional

Nesse caso, após definir a estaca que será testada é instalado um macaco hidráulico em seu topo. É necessário aqui um sistema de reação construído por uma viga metálica, capaz de manter o equipamento sobre o elemento de fundação de forma que a força aplicada seja realizada na direção certa, e sem se desestabilizar.

No entanto, esse tipo de prova de carga apresenta ainda algumas desvantagens se comparado aos demais, como:

  • complexa montagem do sistema de reação
  • grande alocação de trabalhadores e espaço;
  • demanda maior de tempo para montagem;
  • limitação de carga.

 

Prova de carga estática com células expansivas ( Ensaio Bidirecional)

Tendo seus primeiros estudos desenvolvidos no Brasil na década de 70, a prova de carga estática com células expansivas — ou ensaio bidirecional — teve sua eficiência validada pela NBR 6122 em 2010, quando começou a ser amplamente utilizada.

O método consiste na instalação de células expansivas hidrodinâmicas durante a execução da estaca. Após a cura do concreto e verificação se o mesmo atingiu a resistência necessária, o teste é realizado.

Uma das maiores vantagens desse ensaio é o fato de não ser necessário utilizar equipamentos maiores posicionados acima do elemento de fundação, uma vez que a própria estaca é o sistema de reação.

Prova de carga dinâmica

Para realizar esse tipo de teste são instalados sensores no fuste da estaca que processa os sinais. O elemento de fundação então é golpeado, propagando ondas ao longo de si. Dessa forma, é feita uma análise dos dados recebidos no equipamento chamado de PDA (Pile Driving Analyzer).

Vale ressaltar, no entanto, que embora seja possível determinar o deslocamento máximo da estaca, esse não é um procedimento que pode ser feito em qualquer elemento de fundação.

Por que fazer esse teste?

Bom, como as estacas são fatores essenciais para garantir que a estrutura se mantenha segura após sofrer o máximo de carga para a qual foi projetada, as provas de carga têm um grande valor na execução de uma obra, ainda que não sejam obrigatórias.

Além disso, existem outros motivos que tornam ainda mais relevante a adoção da prova de carga como aspecto cultural nas obras da engenharia. Quer saber quais são? Continue a leitura e confira:

Segurança

A execução da prova de carga é parte importante e confiável de uma obra, pois fornece dados relevantes, como por exemplo o fator de segurança. Fator este que conduz aos envolvidos ajustar e/ou recalcular dados para evitar problemas relacionados à fundação da estrutura, prezando pela vida e o bem-estar de todos os envolvidos.

Economia

Na engenharia, tempo é dinheiro. Por isso, quando se é feita a prova de carga, é possível se adiantar e verificar o desempenho real das estacas. Dependendo do resultado da prova de carga, pode se modificar o projeto, aumentando ou reduzindo as dimensões, antes de prosseguir com a construção, causando assim grande economia na obra como um todo.

Valores

Sabemos que uma empresa que trabalha com seriedade deve se preocupar com os valores em que ela acredita. Nesse sentido, ao realizar provas de carga a construtora confirma ainda a sua preocupação em atingir o máximo de qualidade em suas obras.

Como incorporar a prova de carga como aspecto cultural?

A conscientização é uma dos passos mais importantes para se adotar a prova de carga como aspecto cultural nas obras de engenharia.

Infelizmente, muitos dos acidentes de trabalho estão associados a chefes negligentes, logo, é essencial que os responsáveis estejam sempre cientes da relevância de se conferir os elementos sendo construídos que possam gerar qualquer tipo de risco à vida de seus colaboradores.

Essa visão, contudo, não deve ser vista apenas pelo patrão. Os colaboradores também devem entender essa importância — afinal, segurança não está apenas relacionada ao uso dos EPIs, não é mesmo?

Enfim, como podemos ver até aqui, incorporar a prova de carga como aspecto cultural é muito importante para as obras.

Mais que garantir economia financeira, ela permite que todos os envolvidos em uma construção se mantenham em segurança. Além disso, podemos ver que existem diversos métodos para executar essa atividade.

Em todos os casos, quando se trata de fundação a Arcos Engenharia é especialista! Então, se você está convencido de aplicar essa cultura em suas obras, mas ainda não sabe qual método de prova de carga é o ideal para a sua fundação, não deixe de entrar em contato conosco!

 

About the Author

LENNIE LAZENBY

Most people spend hours choosing the perfect sofa or the paint color for their living room, but they forget the importance of lighting. For a good living room lighting, it is important to use different kind of lights and at different levels that work together to create .

2 Comments

  • October 27, 2014 at 10:06 am

    LENNIE LAZENBY

    Good for you! Looks like you have been working really hard your entire life because such a big house must cost a fortune.

    REPLY
  • October 27, 2014 at 10:06 am

    LENNIE LAZENBY

    Good for you! Looks like you have been working really hard your entire life because such a big house must cost a fortune.

    REPLY

Leave a Comment

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit